Biomassa de Banana Verde

Bananas

A banana verde é considerada um alimento funcional pois sua polpa, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente.

O amido resistente não é digerido e absorvido no intestino delgado, e pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias probióticas do nosso intestino, auxiliando-as na produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) – como acetato, propionato e butirato.

Estes AGCC aumentam o volume fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal, além de serem rapidamente absorvidos e oxidados pelos colonócitos (células do cólon), suprindo em aproximadamente 60% a 70% das necessidades energéticas destas células. Assim, a disponibilidade de AGCC preserva, por exemplo, os estoques de glutamina, aminoácido considerado o principal combustível para os enterócitos. Desta forma, mantém a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, o que caracteriza uma absorção mais lenta e liberação de glicose no sangue muito mais gradativa; isso mantém os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a necessidade de liberação de insulina – que levará esta glicose para dentro das células – auxiliando na prevenção de diabetes e melhorando quadros de resistência à insulina.

Outra função importante da biomassa de banana verde é na redução do colesterol, pois reduz a produção do mesmo pelo fígado e aumenta a eliminação pelos ácidos biliares. E sabemos que, para manter níveis de colesterol equilibrados, precisamos atentar SEMPRE  à saúde intestinal!

A farinha de banana verde pode ser adquirida em lojas de produtos especializados, ainda que contenha menores teores de amido resistente quando comparado à biomassa. Pode ser acrescida em frutas, saladas, feijões e sucos, diariamente.

Receita da biomassa de banana verde:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador ou liquidificador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Se não for utilizar imediatamente, coloque a polpa em formas de gelo, e em seguida em sacos plásticos, assim fica fácil armazenar e retirar sempre que for usar. Essa polpa pode ser armazenada no congelador por até três meses.

Esta biomassa pode ser utilizada como elemento ligante em inúmeras receitas, ou simplesmente adicionada à sucos e leguminosas. Ou até substituto do leite condensado para fazer um brigadeiro funcional feito com cacau orgânico!

Boa semana!

Atenciosamente,

Letícia Klempous