Você tem bruxismo ou conhece alguém que tenha? Com certeza sim, não é?
Em conjunto com o dentista, o tratamento nutricional auxilia – e muito! – na melhora desta quadro que causa tanto desconforto, além de ser um importante sinal de um mineral essencial.
Os fatores que predispõem ao bruxismo podem ser
divididos, de forma didática, em 5 pontos:
1) fatores locais (contatos prematuros, interferências oclusais)
2) fatores sistêmicos (indivíduos portadores de asma ou rinite, pacientes com distúrbios do SNC);
3) fatores psicológicos (estresse, ansiedade);
4) fatores ocupacionais (prática de esportes de competição);
5) fatores hereditários.
A nutrição está normalmente ligada ao fator número 3 (ainda que possa contribuir para o fator 02), tendo em vista que stress em excesso acarreta em depleção de inúmeros nutrientes – uma das causas de termos tantas deficiências nutricionais atualmente. E quem segue a minha página já sabe que stress não é apenas emocional ou psicológico, mas também stress METABÓLICO.
Pensando nisso, o MAGNÉSIO é um nutriente-chave nesse quadro, pois atua no processo de contração e tensionamento. O consumo de magnésio pela população ocidental, de forma geral, é muito baixo – e o pouco que se consome… muito se depleta.
Os alimentos fonte de magnésio são os vegetais folhosos verde-escuros (rúcula, agrião, couve, radiche, almeirão, espinafre, folha de mostarda e da beterraba), brotos de trevo, brotos de feijão, brotos de alfafa, frutos do mar, arroz integral, quinoa em grãos, quinoa em flocos, aveia em flocos, amaranto em flocos, abóbora, semente de abóbora, semente de girassol e as demais oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes chilena, nozes pecã, etc).
Procure um nutricionista funcional!
Nutrição é MUITO além de emagrecimento! É a base da composição e função das suas células! Lembre-se sempre disso!
Um abraço,
Letícia.