Os cardamomos (Elettaria cardamomum) são as SEMENTES de uma planta da família do gengibre, a Zingiberacea. É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias, sendo um dos ingredientes do conhecido curry. O de melhor qualidade é de cor bem verdinha.
Na Índia, o cardamomo é mastigado após as refeições, já que diminui o hálito de cebola e de alho, e utilizado para branquear os dentes. Ele é mencionado nos textos sagrados védicos e muito utilizado na Medicina Ayurvédica.
Muitos dos seus benefícios devem-se às altas quantidades de óleos voláteis, como alcanfor, terpinine, borneol, eucaliptol e limoneno.
Ele é carminativo (ajuda na eliminação de gases), estimulante, expectorante, sudorífico, diurético e antiespasmódico.
Como é bom estimulante da SALIVAÇÃO, assim como o gengibre, é muito interessante para pessoas idosas ou com pouca produção de saliva. Pessoas com úlceras devem evitá-lo.
No Oriente Médio, junto do café, o cardamomo compõe uma bebida chamada “Gahwa”; já na Índia, é um dos sabores e aromas importantes do “chai” e um dos ingredientes da “Lassi”, uma bebida preparada com iogurte natural, manga, pimenta, água de rosas, açúcar mascavo ou mel, cardamomo e gelo.
Ele harmoniza muito bem com baunilha e açafrão da terra, podendo ser combinado com frutas cítricas, maçãs, pêras, mangas, salada de frutas ou frutas cozidas – acompanhadas ou não de canela. Também pode ser usado em marinadas para carnes e frango, além do arroz integral e da quinoa em grãos.
Ele pode ser usado com ou sem casca. Se for com casca, deve ser amassado para uma melhor extração do sabor. Pode ser usado inteiro, junto de bebidas ou caldos, ou moído. Também pode estar tostado a seco ou em óleo prensado à frio antes de ser adicionado à preparação. A utlização de óleo auxilia na extração dos princípios ativos do cardamomo
* Como escolher na hora de comprar: a casca deve estar inteira e bem fechada, sem manchinhas. As sementes internas devem ser de cor marrom bem escura e ligeiramente pegajosas. Sementes muito secas e acinzentadas podem indicar que o cardamomo está “velho” . Evite comprar o cardamomo em pó, pois a chance de estar adulterado é maior. Além disso, boa parte do aroma vai embora.
Uma dica boa para antes de dormir: leite de amêndoas ou de castanha do Pará aquecidos junto de cardamomo, canela em pau e 1 tâmara. Abre canal de GABA, ajudando a relaxar, aquece e não gera pico glicêmico ou insulínico