Consumo de álcool e amamentação

Imagem 1

Essa é uma dúvida constante entre as mulheres que amamentam e um pitaco bem comum das pessoas ao redor desta mulher .

Mas, afinal, a lactante ‍ pode consumir álcool?Imagem 1

Bom, não é indicado, mas aparentemente e de forma geral, é seguro – desde que com moderação, de forma eventual (não é todo dia e nem 5 vezes/semana) e evitando nos primeiros 30 dias de pós-parto. Pela SBP, o ideal seria aguardar o bebê completar 6 meses de vida para consumir álcool.

O álcool é excretado para o leite materno em concentrações similares ao que é ocorre no sangue materno. Tendo em vista o seguinte cenário: a mãe consome uma bebida contendo 12g de álcool puro (dose padrão – 330mL de chope ou uma taça de vinho) e amamenta seu bebê logo em seguida, o bebê ainda não teria uma concentração de álcool sanguínea maior de 0.005%. Uma boa dica é amamentar logo antes de iniciar o consumo de álcool, o que já te dá um tempinho maior até a próxima mamada – para uma dose, em média, 2h

Esse tempo e a aparente segurança podem variar também com outras questões:

Consumo concomitante de algum carboidrato X consumo de álcool de forma mais isolada;
Peso e altura da lactante;
Se é uma bebida alcóolica destilada ou fermentada – nos destilados, esse tempo de metabolização é sempre maior;
- Presença, na lactante, de polimorfismo em genes que codificam as principais enzimas responsáveis pelo metabolismo do álcool, como a álcool desidrogenase (ADH) e aldeído desidrogenase (ALDH). Um destes genes mais estudados é o ADH1C – pessoas com genótipos G/G ou G/A para tendem a ser metabolizadores LENTOS de álcool, ou seja, o álcool permanece por mais tempo no organismo destas pessoas.
Deficiências nutricionais significativas na lactante dos micronutrientes importantes no processo de detoxificação, como complexo B, zinco, ferro, selênio, cisteína, taurina, dentre outros.

Algumas pesquisas tem estudado a respeito do efeito inibitório do álcool sobre os níveis de ocitocina (responsável pela ejeção do leite, dentre outras funções). Por isso, também, deve-se ter cautela especialmente nas primeiras semanas do bebê, momento de ajuste na produção de leite.
Tem gente que nota um aumento na produção de leite materno após o consumo pequeno de álcool? Tem. Atribuo muito ao fato de que pequenas doses de álcool potencializam os efeitos do GABA (especificamente GABA-alfa), um neurotransmissor que, dentre muitas ações, nos relaxa. E que mãe, especialmente num puerpério recente, não está mega estressada? Mas pera lá que chá de erva doce e camomila são seguros na lactação e também fazem essa ação, viu?! Talvez não tenha o mesmo saber que esperavas

Complicado ter uma resposta genérica levando em conta tantos pormenores, não é? Mas sim, de forma geral, em pequena quantidade e baixa frequência, esperando um intervalo maior que 60 minutos pelo menos, parece estar tudo bem em consumir uma dose de álcool.
Vale lembrar que os efeitos a LONGO prazo do consumo materno de álcool não está elucidado, por isso reforço a importância do consumo ser eventual

✨ Na dúvida, quem deve sempre te auxiliar nessa questão é o/a pediatra que acompanha o teu bebê. Converse com ele/ela.

Dica de leitura:
*https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24118767
*http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/alcool-na-amamentacao-pode/
*https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22476623/