Insônia: um dos distúrbios do sono

insonia

Olá, amigos! Espero que estejam todos bem e em paz. Resolvi falar um pouco neste post sobre um dos distúrbios do sono mais comuns: a insônia.

A insônia não é apenas aquela dificuldade em pegar no sono; inclui-se neste conceito, também, quem não consegue manter a continuidade deste sono, além de não despertar-se pela manhã no horário desejado. A insônia é mais comumente encontrada entre as mulheres, em pessoas conjugalmente separadas e em desempregados, além de quem trabalha em turnos ou envolve-se intensamente com o trabalho – bem comum hoje em dia, não é? Os famosos Workaholics.

E a nutrição? Onde entra nesta estória?

Bom, o tratamento da insônia deve ser realizado de forma global, tanto por neurologistas, quanto por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, acupunturistas, naturólogos… Com auxílio do profissional nutricionista, pode-se utilizar fitoterápicos e nutrientes que ajudam nestes sintomas. Mas o mais importante: dar ferramentas para que o paciente consiga atingir a causa desta insônia, e não apenas tratar o sintoma. Não faz muito mais sentido?

Se a causa desta insônia for uma carência nutricional – que, aliás, é a causa de muitas outras patologias – a alimentação equilibrada e uma reposição de nutrientes adequada auxilia bastante. As vitaminas do complexo B são muito importantes neste processo, e podemos encontrá-las nos cereais integrais – arroz integral, quinua, amaranto, aveia (Atenção para os celíacos, aveia tem contaminação de glúten!). Podem ser utilizados tanto na forma de grão quanto na forma de farelos e flocos. Utilizar em cima das frutas, em pães, em bolos, tortas salgadas, panquecas, biscoitos, legumes… Tenho muitas receitas para passar mais adiante. Mas evitem o consumo diário dos mesmos cereais, o melhor é variar!

O equilíbrio na proporção entre cálcio e magnésio agem diretamente na contração e relaxamento da musculatura, e todos nós sabemos que tensão e sono não combinam. Por isso, muitas folhas verde-escuras! Tanto na salada do almoço, no jantar, no suco verde pela manhã… Num próximo post passo receitas de sucos verdes deliciosos!

A utilização de triptofano na forma de L-triptofano também possui muitos resultados na prática clínica. Ele é um aminoácido essencial, ou seja, precisa ser adquirido através de fonte exógena (dieta ou suplemento). A síntese e liberação neuronal de serotonina no cérebro dependem da concentração de triptofano livre no sangue e no cérebro, e a serotonina atua, também, no controle do ciclo sono-vigília.

Como minha intenção era apenas dar um gostinho, fica a dica: alimentaçã anti-inflamatória e nutrição equilibrada é caminho para o nosso Equilíbrio Orgânico. Sem ele, muitas doenças, sinais e sintomas aparecem. E lá vamos nós tratar a doença e deixar a pessoa de lado…

Luz, paz e sabedoria!

Com carinho,

Letícia

Fontes utilizadas:

MONTI, J.M. Insônia primária: diagnóstico diferencial e tratamento. Rev. Bras. Psiqu.; 22: 31-34, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SONO. I Consenso Brasileiro de Insônia. Sociedade Brasileira de Sono. Hypnos (J Clin Exp Sleep Res); 4 (Suppl 2); 2003.