Amendoim é saudável?

Amendoim

Oleaginosas são alimentos interessantíssimos… e o amendoim também?

As oleaginosas – nozes pecã, nozes chilena, amêndoas, macadâmias, castanha de caju, castanha do Brasil, avelãs, pistache – possuem micronutrientes e ácidos graxos essenciais, importantes para o bom funcionamento de inúmeras funções bioquímicas. Com algumas exceções, podem e devem ter o seu consumo estimulado. E o amendoim, também entra nessa lista?

O amendoim, apesar de não aparentar, é uma leguminosa – assim como feijões, grão de bico, ervilhas, favas, soja e lentilha.
Apesar dos inúmeros benefícios do consumo do amendoim, sabe-se que o mesmo é contaminadíssimo por aflatoxinas, substâncias que podem causar doenças como câncer, cirrose e distúrbios do sistema nervoso.
Explicando: na plantação de amendoim, após a fertilização aérea das flores e a extensão dos ginóforos em direção ao solo, as vagens se desenvolvem no ambiente subterrâneo. O solo pode ser fonte de contaminação com fungos do grupo Aspergillus flavus, que freqüentemente produzem micotoxinas, dentre elas, as aflatoxinas.

Atualmente, existe um selinho de garantia do “Projeto Pró-amendoim”, garantindo que houve uma baixíssima (porém não isento) contaminação pelos fungos do grupo Aspergillus flavus. Portanto, se quiser consumir amendoim, sempre olhe no rótulo e procure por este selinho!

Vale lembrar que sal refinado e açúcar não devem estar agregados a este consumo das oleaginosas…!